TAYSAM

Login

Vendas de seguros crescem 16% no primeiro semestre, diz Susep

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

GraficosO garantia estendida foi a apólice com aumento mais robusto, de 49%, com prêmios totais alcançando R$ 786 milhões.

As vendas de seguros cresceram 16% e somaram R$ 41 bilhões no primeiro semestre deste ano, segundo números da Superintendência de Seguros Privados (Susep) consolidados pelo consultor Luiz Roberto Castiglione. No mesmo período do ano passado, as vendas somaram R$ 35 bilhões. Já o lucro das seguradoras ficou em R$ 4,2 bilhões contra R$ 5,1 bilhões em2009. Os dados não incluem o seguro saúde.

O crescimento do crédito e das vendas no varejo puxaram a procura por seguros. O seguro de garantia estendida (que dá cobertura extra à do fabricante em eletrodomésticos e eletroeletrônicos) foi o produto que mais cresceu em vendas. A expansão foi de 49%, com prêmios de R$ 786 milhões. O seguro prestamista (que protege contra inadimplências em financiamentos e empréstimos bancários) movimentou R$ 1,56 bilhão, com expansão de 22,6%.

O seguro de automóveis, que responde por quase 40% das vendas de seguros no Brasil, continuou embalado e cresceu 16,6%. Os prêmios somaram R$ 9,4 bilhões. Já a área de grandes riscos registrou queda de prêmios.

O seguro de risco de engenharia (que cobre a construção de fábricas, usinas e rodovias) caiu 27%, com prêmios de R$ 228 milhões.

Castiglione acredita que o segundo semestre vai ser ainda melhor para o setor. "Historicamente, a economia apresenta maior crescimento no segundo semestre", destaca o especialista, em relatório.

Além disso, nos próximos meses devem ser fechados grandes contratos de seguro. O maior é a apólice de riscos de engenharia para a usina de Belo Monte, no Pará.

Além de aumento das vendas, o primeiro semestre foi marcado pela redução de sinistralidade e melhora de eficiência das companhias.

O índice combinado, que mostra a eficiência operacional das seguradoras (quanto menor, melhor) caiu de 95% para 93%. A sinistralidade recuou de 53% para 50%.

O seguro de veículos, que responde por 40% das vendas no Brasil, registrou crescimento de 16,6%.


 Fonte: Brasil Econômico em 27/10/2010

Pin It

Logo TAYSAM Web Design 147x29

Selo Google1