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são quatro golpes ao dia

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A Superintendência de Seguros Privados (Susep) recebeu 484 comunicados de tentativas de golpes contra consumidores ao longo dos seis meses iniciais do ano, o que resultou na média de quase quatro reclamações por dia útil. O número ainda é expressivo, embora os dados mostrem que houve queda de 20,6% na quantidade de denúncias, se confrontada com os 610 registros relatados de janeiro a junho de 2010.

No período, a Susep instaurou ainda 303 processos administrativos contra as empresas supervisionadas, redução de 25,4% sobre o primeiro semestre do ano passado. A queda é devido, principalmente, à soluções de casos no âmbito das ouvidorias das empresas supervisionadas.

Por falar em fraude no seguro, o movimento 'Seguro é Proteção', que tem site na internet (www.seguroeproteção.com.br), está divulgando um vídeo que traz depoimentos de vítimas prejudicadas pelo seguro pirata comercializado por associações e cooperativas.

Sobre o vídeo, o presidente do Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCSRJ), Amilcar Vianna, qualifica a situação de "absurda" e diz que a entidade que preside está empenhada na luta para acabar com essa "prática criminosa".

 

AMOSTRA

Já o idealizador do portal 'Seguro é Proteção', Jaime Torres, que também é diretor do CCS-RJ, sustenta, referindose ao vídeo, que essa é apenas "a ponta do iceberg" diante do grande número de pessoas prejudicadas pelo seguro pirata. Ele acrescenta que o portal é consequência "do grande crescimento do seguro pirata na Baixada Fluminense".

Ele comenta que o clube estará sempre engajado nessa luta contra a venda de falsas coberturas de seguros.

Sobre a questão da fraude, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) realiza na terça-feira, dia 9, no Rio de Janeiro, um seminário focado na prevenção e no combate à falcatrua praticada contra a atividade de seguros. O encontro vai debater ainda os resultados de duas pesquisas que serão anunciadas pela confederação: 'Propensão à Fraude de Seguros no Brasil' , que indica a inclinação do consumidor, e 'Quantificação da Fraude em Seguros', levantamento que aponta o impacto da fraude na economia.


 Fonte: Jornal do Commercio RJ em 08/08/2011

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