TAYSAM Seguros

Mantega reafirma a necessidade de se criar estatal de seguros para infraestrutura e exportações

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou no dia 13 de julho (terça-feira), a intenção do Governo de criar a Empresa Brasileira de Seguros (EBS), com o objetivo de apoiar projetos de investimento em infraestrutura e exportações.

Ele disse que o governo "não quer, com isso, criar um monopólio na área, mas suprir uma deficiência que existe. Se o setor privado estivesse dando conta, não precisaríamos criar a empresa”. Mantega informou que vai chamar os executivos das grandes empresas de seguros para um encontro no Ministério da Fazenda, na próxima semana, para discutir o assunto.

“É uma bobagem dizer que se trata de estatização do setor”, rebateu Mantega ao se referir a críticas que estão sendo feitas sobre a criação da estatal. Segundo ele, este é um processo que deverá levar muitos meses, tendo em vista a complexidade de se montar uma empresa.

O ministro lembrou que o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) "perdeu o monopólio, por isso está sendo privatizado. As negociações estão sendo feitas com o Banco do Brasil, Bradesco e Itaú, que já são sócios do instituto". Mantega informou, porém, que o governo vai aperfeiçoar texto de medida provisória que cria a EBS, que ainda está na Casa Civil da Presidência da República.

O ministro da Fazenda disse ainda esperar que o setor "cresça o bastante para suprir a necessidade de seguro no Brasil" e que já existe seguro para a exportação, "mas não na necessidade esperada". Uma das propostas é fazer com que o governo e as seguradoras possam formar consórcios para operar de maneira conjunta em grandes projetos.


 Fonte: Lourenço Canuto - ABr em 15/07/2010

Pin It

Modelo1 Corretor Certificado 3 7x3 2

Login

Logo TAYSAM Web Design 147x29