TAYSAM Seguros

Nasce um novo gigante do mercado de seguros

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Acaba de ser anunciado, nesta segunda-feira, o nascimento de um novo gigante do mercado, fruto da associação da Porto Seguro com a Itaú Unibanco Holding, que estão unificando suas operações nos ramos residencial e de automóveis. O comunicado conjunto feito pelos dois conglomerados revela que foi aprovado também acordo operacional para oferta e distribuição, em caráter exclusivo, de produtos securitários residenciais e de automóveis para os clientes da rede Itaú Unibanco no Brasil e no Uruguai ("Associação").

A referida "Associação" será implementada por meio de uma reorganização societária. Assim sendo, o Itaú Unibanco realizará a transferência da totalidade de ativos e passivos relacionados à sua atual carteira de seguros residenciais e de automóveis para a nova companhia, que será denominada Itaú Unibanco Seguros de Automóveis e Residência S.A..

Essa companhia, com patrimônio líquido de R$ 950 milhões, será transferida para a Porto Seguro, que, em contrapartida, emitirá ações que representarão 30% de seu novo capital social, as quais serão entregues ao Itaú Unibanco.

Os controladores da Porto Seguro e do Itaú Unibanco constituirão nova sociedade que será denominada Porto Seguro Itaú Unibanco Participações S.A. (PSIUPAR") para a qual aportarão a totalidade de suas ações de emissão da Porto Seguro.

Os atuais controladores da Porto Seguro controlarão a PSIUPAR que, por sua vez, será a controladora direta da Porto Seguro.

Ao Itaú Unibanco será assegurada a indicação de dois dos cinco membros do Conselho de Administração da PSIUPAR. Adicionalmente, o Itaú Unibanco indicará dois dos sete membros do Conselho de Administração da Porto Seguro.

A Itaú Unibanco Seguros de Automóvel e Residência S.A. passará a ser gerida pela Porto Seguro que assim contará com as marcas Porto Seguro, Itaú Unibanco e Azul, que serão oferecidas em todos os canais de venda, por meio de diferentes produtos e serviços.

Segundo o comunicado, o Itaú Unibanco e a Porto Seguro entendem que, com essa operação, passarão a oferecer "o que há de mais completo no mercado brasileiro para seus milhões de clientes e, em especial, para sua extensa rede de Corretores de Seguros".

Os executivos e colaboradores do Itaú Unibanco que atuam na área de seguros de automóvel e residência serão alocados na Itaú Unibanco Seguros de Automóvel e Residência S.A.. A Porto Seguro, companhia que continuará listada no Novo Mercado da BM&F Bovespa, está entre os principais grupos seguradores do Brasil, oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços securitários e previdenciários (automóveis, saúde empresarial, patrimoniais, transportes, vida e previdência), bem como serviços de consórcio, proteção patrimonial e financeira.

É líder no segmento de seguro de automóveis e terceira no ranking de saúde empresarial, suas duas principais linhas de produtos.

O Itaú Unibanco é uma das 15 maiores instituições financeiras do mundo em valor de mercado (R$ 128 bilhões), atuando com destaque no Brasil e no exterior, possuindo uma rede de 4.917 pontos de distribuição.

Não se espera que essa Associação acarrete efeitos relevantes nos resultados deste exercício social.

A conclusão da associação entre Itaú Unibanco e Porto Seguro depende de aprovação dos acionistas, da Susep e do Sistema Brasileiro de Defesa de Concorrência.

Com essa associação, o Itaú Unibanco e a Porto Seguro reafirmam sua confiança no futuro do Brasil, neste momento de importantes desafios no ambiente econômico e nos mercados financeiro, securitário e previdenciário.


Fonte: CQCS - Jorge Clapp em 24/08/2009

Pin It

You have no rights to post comments

Modelo1 Corretor Certificado 3 7x3 2

Logo TAYSAM Web Design 147x29